Respostas para Tudo

Retirado do Livro: «1000 Perguntas e Respostas»:

Perguntas e respostas acerca do mundo animal:

O homem é um animal?

O homem é um primata como o macaco. Temos um corpo semelhante aos destes animais. É provável que descendamos de animais semelhantes. No entanto, o homem pode usar o cérebro para pensar e alterar o meio que rodeia á sua vontade. Por exemplo, construindo edifícios. Este tipo de comportamento inteligente torna o homem diferente dos outros animais.

Quantas espécies de animais existem?

Diz-se que os animais pertencem a espécies diferentes se não podem procriar entre si e gerar outros que o possam fazer. Esta é a razão pela qual os animais se mantêm diferentes. O número total de espécies animais é superior a um milhão. Mais de metade das espécies existentes são insectos.


Quantas espécies de aves existem?

Existem cerca de 8.600 espécies de aves.


De que são feitas as penas?

As penas são feitas da mesma substância das unhas e do cabelo do ser humano, isto é, de queratina.  O bico das aves também é feito de queratina. As penas e o bico crescem do mesmo modo que o nosso cabelo e que as nossas unhas. No entanto, uma ave não precisa de cortar as penas e o bico. As penas velhas caem e o bico vai-se desgastando á medida que cresce.


A anémona marinha é uma flor?

Não.  É um animal marinho com tentáculos apanham pequenos animais e parecem flores. Os tentáculos apanham pequenos animais ou partículas alimentares.


De que é feita a pele dos animais?

A pele dos animais é uma grossa camada de pêlo e que cobre a maioria dos mamíferos. O ar que fica no seu interior ajuda a manter o calor do corpo dos animais.


Por que é que os elefantes têm orelhas tão grandes?

Os elefantes têm umas orelhas muito grandes que os ajuda a combater o calor. Onde vivem faz muito calor e eles agitam-nas para se refrescarem.


Por que é que os camelos têm corcovas?

Os camelos e os dromedários têm corcovas que funcionam como depósitos de energia. As corcovas são feitas de gordura e esta, por seu turno, dá-lhes energia no caso de faltar a comida.


De que cor é o camaleão?

Um camaleão pode assumir quase qualquer cor. Este lagarto muda de cor para se adaptar às cores do seu meio ambiente.


Qual é o maior animal do mundo?

O maior animal que já existiu é a baleia azul. Pode atingir mais de 30 metros de comprimento e chegar a pesar 160 toneladas. Os caçadores de baleias quase exterminaram a baleia azul e neste momento existem poucos exemplares.



Qual é o animal mais alto?

O animal mais alto do mundo é a girafa. Uma girafa pode olhar para baixo de uma altura de 6 metros, altura de uma casa de dois andares.



Que tamanho tem o animal mais pequeno?

Os animais mais pequenos são os protozoários. São tão pequenos que só podem ser vistos com um microscópio potente. Alguns protozoários são tão pequenos que 5.000 juntos mediriam 1 cm.



Que idade pode atingir os animais?

Poucos animais vivem mais tempo que o homem, mas existe um que ultrapassa a idade destes em muitos anos. Trata-se da tartaruga gigante, que pode chegar aos 200 anos.


Qual é o mamífero mais lento do mundo?

O mamífero mais lento do mundo é a preguiça, que se desloca a uma velocidade de 100 metros por hora.



Que velocidade atinge o animal mais rápido?

O animal mais rápido é uma chamada andorinhão ou gaivão. Tem asas compridas em forma de gadanha e o rabo curto; vive na Ásia e pode voar a uma velocidade de 160 km por hora. Poderia competir com um comboio expresso que viajasse á sua velocidade máxima.



A maior ave do mundo também voa?

Não, pois é demasiado grande para poder voar. É a avestruz que vive nas planícies de África. Pode atingir uma altura superior aos 2,5 metros e pesar mais de 150 kg.



Até que distância migram as aves?

O maior viajante do mundo é a andorinha-do-mar, que migra do Árctico para a Antárctica e volta repetindo este itinerário todos os anos! Cada viagem tem cerca de 19.000 km.



Até que altura podem as aves voar?

As pessoas que escalaram o monte Everest viram aves a 8.000 metros. Dos aviões também já se viram aves a voar a essa altura.



Quanto mede a serpente mais comprida?

A serpente mais comprida é o pitão reticulado, que vive no Sudeste da Ásia. Pode atingir um comprimento de 10 metros. Não é venenosa, mas asfixia as suas vítimas até morrerem, enrolando o seu longo corpo em volta presa.


Qual o animal que tem o nariz mais comprido?

Este nariz mede cerca de 2 metros. Pertence, naturalmente, ao elefante, que o utiliza para diversos fins, para além de cheirar e respirar. Pode absorver água com a tromba e lançá-la como se fosse um chuveiro, pode utilizá-la para levar alimentos á boca e para agarrar os seus inimigos num combate.




Quais os pássaros que podem voar para trás?

Os colibris podem pairar no ar diante de uma flor para sugar o néctar. Para se retirarem voam para trás. Nenhum outro pássaro pode fazer isto.


A que distância pode uma traça cheirar a outra?

Na época do acasalamento, a fêmea produz um cheiro para atrair o macho. O macho pode captar este cheiro a uma distância de 11 km.


Para onde vão as abelhas no Inverno?

As abelhas de mel passam o inverno na colmeia, alimentando-se do mel elaborado a partir do néctar apanhado durante o Verão. Os abelhões são diferentes. Toda a colónia morre quando chega o Inverno, excepto a rainha. Esta hiberna e funda uma nova colónia na primavera seguinte.




Como respiram os insectos?

A maioria dos insectos respira ar, mas não tem narinas como nós. Tem orifícios ao longo dos lados do corpo. Destes orifícios partem pequenos tubos que percorrem o corpo e transportam o ar a todas as partes.


Onde vivem os ursos polares?

Vivem só no Árctico, à volta do Pólo Norte.

Onde vivem as aves do paraíso?

As aves do paraíso vivem nas selvas da Nova Guiné e no Norte da Austrália. Têm uma linda plumagem de cores brilhantes. As aves do paraíso devem o seu lindo nome à sua extraordinária beleza.



Qual o animal que anda com a casa ás costas?

O caracol transporta a sua concha. Se o perigo se aproxima, o caracol enfia o seu corpo na concha. Moluscos marinhos, como o búzio, vivem da mesma forma.


Que ave leva o seu ovo sobre os pés?

Devido ao frio da antárctica, os pinguins não se atrevem a colocar o seu único ovo no chão. Para evitar que gele, o pinguim transporta-o sobre os pés e cobre-o com a uma dobra da pele.



Que tamanho tem a cria da baleia?

A baleia azul é o maior animal que jamais existiu e as suas crias também são as maiores. A cria de uma baleia azul mede 7 metros e meio de comprimento quando nasce: o tamanho de uma casa.

Todas as serpentes são venenosas?

Há cerca de 3.000 espécies de serpentes, mas só 300 são perigosas para o homem. Destas, muito poucas tem veneno suficiente para matar.

Qual é o animal que se parte em pedaços?

Alguns lagartos podem escapar dos seus inimigos partindo-se em pedaços quando são capturados. Se o agarrarem pelo rabo, este solta-se e o lagarto escapa-se. Rapidamente cresce um novo rabo para substituir o anterior.


O que é que comem os moluscos?

Os moluscos fecham-se firmemente quando estão fora de água, mas, quando a maré sobe, a água cobre-os, as conchas abrem e podem alimentar-se. Alguns têm uma língua áspera com a qual raspam as plantas como as algas. Outros estendem um tubo que suga água do mar e apanham as partículas de comida que flutuam na água.


Qual é a diferença ente a tartaruga da terra e da mar?

As tartarugas da terra têm as patas adaptadas para andar na terra. As aquáticas têm patas espalmadas como barbatanas para nadar.

Que peixe é um fóssil vivo?

O peixe conhecido como celacanto está considerado como um fóssil vivo. Isto é devido ao facto de se pensar que era um peixe pré-histórico desaparecido há 60 milhões de anos. Mais tarde, foi descoberto no oceano Índico, frente às costas da África do Sul, em 1938. O peixe não tinha desaparecido, ainda estava vivo. Desde então, foram encontrados diversos exemplares destes fósseis vivos.   


Que tamanho tinha o primeiro cavalo?

O primeiro animal parecido com o cavalo foi o eohippus vivia em florestas há 50 milhões de anos. Parecia-se com cavalos e os cavalos actuais descendem dele, mas media só cerca de 28 centímetros de altura, quer dizer, o tamanho de um cão pequeno.  


Qual o tamanho do maior dinossauro?

Os maiores dinossauros eram os maiores animais que algum dia existiram. Era o diplodocus e o brachiossauros, com 25 metros de comprimento. Ainda maior era o superssauros, que devia ter 42 metros e pesava 50 toneladas. Eram todos herbívoros e não eram perigosos.


Que animal tem um nome que significa «homem selvagem»?

Este animal é o orangotango, que vive nas selvas de Bornéu e de Sumatra. Os orangotangos parecem-se com homens velhos e o seu nome em malaio significa «homem selvagem» ou «homem da selva».


Os unicórnios existem?

O unicórnio é um animal que existe só nas lendas. Parece-se com um cavalo, mas tem um único corno comprido á frente.


O que é um porco formigueiro?

O porco formigueiro africano, também chamado de oricteropo, é um animal do tamanho de homem, que se parece com um porco comprido. Vive no continente africano e alimenta-se de formigas brancas.

Qual é ave que tem as asas mais compridas?

A ave com maior envergadura é o albatroz errante. O comprimento das suas asas pode ultrapassar os 3 metros e meio.

Os gorilas são animais selvagens?

Realmente, os gorilas têm um aspecto selvagem. São altos como uma pessoa adulta e pesam cerca de duas vezes mais. Para assustar os adversários o gorila bate no peito com os seus longos e poderosos braços. Alimentam-se de plantas e não lutam ente si.




Qual é a diferença entre uma planta e um animal?


A principal diferença é que um animal se pode deslocar e uma planta não. Outra diferença é que os animais se alimentam de outros animais ou de plantas e as plantas produzem o seu próprio alimento.




Qual foi a descoberta de Charles Darwin acerca dos animais?


Charles Darwin viajou à volta do mundo na década de 1830. A partir das observações, demonstrou que uma espécie de animais pode mudar gradualmente ao longo de várias gerações. A este fenómeno chama-se evolução.




Porque é que animais tão diferentes, como as baleias, os morcegos e os cangurus, são todos chamados mamíferos? 


Os especialistas consideram que os animais que são parecidos fazem parte da mesma classe. Os peixes formam uma classe, do mesmo modo que os mamíferos e as aves. Os mamíferos são uma classe de animais que se caracteriza pelo facto de a mãe alimentar as crias com o seu próprio leite. As baleias, os morcegos e os cangurus amamentam as suas crias e, por isso, todos eles sao mamíferos, apesar de tão diferentes.

O que são monotremas?

São mamíferos que nascem de ovos, como as aves, mas que se alimentam de leite como outros mamíferos. O ornitorrinco é um monotrema.



O que são marsupiais?

São uma espécie especial de mamíferos. A maioria dos mamíferos nasce completamente desenvolvida. As crias dos marsupiais precisam de acabar o seu desenvolvimento no interior de uma bolsa especial que a mãe possui. O conguru é um marsupial.

O que é o marfim?

O marfim é um material duro e branco de que são feitos os cornos, dentes e presas dos animais. O melhor marfim é o dos dentes do elefante.